Balsas, clique para mais informações:
Quarta-Feira, 03 de Julho de 2019 - Hora:20:07

Febre de produtos veganos estimula plantação de ervilhas nos EUA

Parece que não há nada além de notícias sombrias no mundo agrícola dos Estados Unidos. Os preços da soja estão em baixa. O milho também está bem abaixo das máximas, assim como o trigo. Além disso, há uma guerra comercial com a China, que bloqueou o acesso dos agricultores a um dos seus maiores mercados, e as intermináveis chuvas de primavera, que inundaram os campos.

 

 

Nesse contexto pessimista, há uma exceção: a ervilha. Por muito tempo vista como segunda opção para a maioria dos agricultores --em grande parte plantada apenas para ajudar na rotação de culturas--, a minúscula leguminosa de repente passou a fazer parte da febre das proteínas alternativas com a maior demanda por substitutos da carne de empresas como Beyond Meat.

 

Os preços estão em alta, também impulsionados pela crescente demanda de fabricantes de rações para animais de estimação, e produtores nos EUA e Canadá agora correm para plantar mais ervilhas. Mesmo aqueles um pouco incomodados com esse movimento vegetariano que impulsiona a demanda, como o agricultor Tony Fast.

 

O objetivo da Beyond Meat de convencer as pessoas a diminuírem o consumo de carne "não me interessa nenhum um pouco", diz Fast. "Sou um cara de carne tradicional e pró-pecuarista.

 

Mas com uma demanda estável para as culturas que ele tem plantado há anos - alfafa para ração e trigo -, Fast decidiu apostar nas ervilhas como um possível mercado para crescimento. Em sua fazenda no nordeste de Montana, o maior estado de plantio de ervilha dos Estados Unidos, Fast aumentou a área plantada da leguminosa em cerca de 20%, para cerca de 728 hectares nesta temporada.

 

No próximo ano, talvez aumente a área para 810 hectares. "No começo, não víamos a ervilha como uma máquina de fazer dinheiro - apenas tornava a fazenda mais sustentável", disse Fast por telefone. Mas isso está mudando, e suas ervilhas agora valem cerca de US$ 5 por bushel, acima dos US$ 2,80 de alguns anos atrás, o que era praticamente um preço de equilíbrio. "Estou animado com os novos mercados para as ervilhas."

 

Então, quer gostem dos hambúrgueres veganos ou não, agora agricultores dos EUA estão expandindo a área plantada. Agricultores canadenses e americanos devem semear cerca de 20% mais ervilhas este ano, segundo dados do governo. O movimento é paralelo à redução de cerca de 3% da área plantada das principais culturas nos EUA, como milho, soja e trigo.

 

Fabricantes de produtos à base de vegetais existem há décadas, mas os itens eram voltados para veganos e vegetarianos, um mercado pequeno, segundo Greg Wank, chefe para alimentos e bebidas da empresa de consultoria e contabilidade Anchin, Block & Anchin, de Nova York.

Agora, como até mesmo consumidores de carne querem ingerir mais proteínas de fontes alternativas, a demanda está em alta, o que foi refletido no impressionante IPO da Beyond Meat. As ações subiram cerca de 500% desde a estreia na bolsa em maio.

 

"É o lugar certo e na hora certa", disse Wank.

 

(Com a colaboração de Denitsa Tsekova e Ashley Robinson

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web