Balsas, clique para mais informações:
Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019 - Hora:14:45

Água de berinjela faz bem à saúde? Guia esclarece poderes

Reza a lenda que a água de berinjela é milagrosa: ela ajuda a emagrecer, melhora o funcionamento do intestino e, de quebra, diminui os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de pressão alta.

 

A berinjela é, inegavelmente, um alimento saudável e benéfico para a nossa saúde, mas fazer a infusão da hortaliça na água e bebê-la diariamente vai trazer pouquíssimo benefício para o corpo. 

 

A grande procura pela tal da ”água de berinjela” motivou o Ministério da Saúde a publicar um documento esclarecendo o mito que é amplamente divulgado na internet. 

 

O guia “Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição”, publicado com o intuito de ser um material de apoio ao profissional de saúde, informa que a berinjela é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, além de ter um efeito popularmente conhecido como redutor do colesterol no sangue.

 

Ela é rica em antocianinas, um antioxidante que contribui para a redução do colesterol total e aumenta o colesterol “bom” (HDL). 

 

Porém, a maioria dos estudos relacionados à berinjela foi conduzida em animais e avaliou seu efeito a partir de amostras de formatos distintos, como extrato, desidratada, suco ou chá. Segundo o guia, por isso, “não é possível identificar a quantidade de berinjela necessária para efeitos benéficos em humanos.”

 

Apesar do amplo uso popular da berinjela, não há evidências científicas que comprovem os efeitos hipocolesterolêmicos ou hipoglicemiantes da água, suco, chá ou extrato de berinjela em humanos.Guia Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição.

 

O guia ainda alerta que a berinjela não deve ser recomendada como opção terapêutica e não deve substituir, em nenhuma hipótese, medicamentos.

 

Benefícios da berinjela

 

 

Porém, a introdução da berinjela na alimentação balanceada é bem-vinda. Cerca de 80 gramas de berinjela crua tem apenas 20 calorias, sendo 5 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras e 1 grama de proteína. Ela também possui potássio, vitamina K, vitamina C, manganês e folato.

 

A berinjela também é rica em antioxidantes que protegem o corpo do envelhecimento, combatendo os radicais livres. Estes antioxidantes podem também prevenir tipos de doenças crônicas, como doenças cardíacas e até câncer. 

A berinjela também ajuda a diminuir o açúcar no sangue. Isso acontece principalmente porque elas são ricas em fibras, que passam intactas pelo sistema digestivo.

 

A fibra pode reduzir o açúcar no sangue, diminuindo a taxa de digestão e absorção de açúcar no corpo. A absorção mais lenta mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e evita picos de insulina. De quebra, a fibra também ajuda a manter a saciedade por mais tempo. 

 

Fonte: huffpostbrasil.com

Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web