Balsas, clique para mais informações:
Região - Segunda-Feira, 29 de Julho de 2019 - Hora:15:38

Mais duas tartarugas são soltas no Parque Estadual Marinho Laje de Santos

De acordo com a direção do Aquário Municipal de Santos, atualmente há outras 14 tartarugas no local em tratamento

Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

 

Pela segunda vez no ano, duas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram soltas, no sábado, 13 de julho, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a cerca de 40 quilômetros da costa. A ação foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Fundação Florestal e Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

 

A operação de soltura foi acompanhada pelo coordenador de Fiscalização e Biodiversidade, Sérgio Marçon, pelo secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, pelo gestor da Unidade de Conservação, José Edmilson de Araújo Mello Junior, e por veterinários e biólogos do Aquário Municipal de Santos.

 

Os animais ficaram sob tratamento dos veterinários e biólogos do Aquário de Santos por quase um ano. Segundo o veterinário Gustavo Pereira Dutra, “os dois animais foram encontrados próximo ao litoral de Santos, engasgados com anzóis. Ao serem examinadas, constatamos que apresentavam tumores (fibra papillon) e foi necessária uma cirurgia a laser para a retirada dos tumores”.

 

 

O biólogo Alex Ribeiro, que também participou da ação, reiterou que “a Laje de Santos é o habitat natural das tartarugas. É para lá que as devolvemos após o tratamento. Atualmente, outros 12 animais prosseguem em tratamento e, até o final do ano, deverão ser soltos”.

 

O coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da SIMA, Sérgio Marçon, diz que “o importante trabalho de resgate e reabilitação das tartarugas, realizado pelo Aquário de Santos, foi coroado por esse momento. São tartarugas que estavam condenadas por ingerirem todo tipo de lixo jogado no mar, sobretudo materiais de pesca. A soltura em nossas áreas naturais protegidas é o objetivo final e muito gratificante para todos nós”.

 

Durante o percurso até a Laje de Santos, a equipe abordou seis traineiras provenientes de Itajaí, com destino à Ilhabela, navegando em área protegida. Os pescadores foram orientados sobre as restrições e prosseguiram a viagem.

 

 

Parque Estadual Marinho Laje de Santos

O PE Marinho Laje de Santos foi criado em 1993, sendo o único Parque Marinho do Estado, e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Seu objetivo é assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos.

 

Dista cerca de 22 milhas náuticas da costa e inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 ha de área preservada. A Laje de Santos possui 33 m de altitude, 550 m de comprimento e 185 m de largura máxima. Seu formato que lembra uma baleia, praticamente não possui vegetação e abriga uma grande quantidade de aves marinhas, como: atobás-marrons e trinta-réis, que utilizam o local como área de reprodução e descanso.

 

Várias dessas aves encontram-se na listagem de fauna brasileira ameaçada de extinção. O Parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

 

 

Endereço de visitação: Carta Náutica, 1711 - Santos-SP
Fone: (13) 3567-1495
pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 15,00

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web