Balsas, clique para mais informações:
Segunda-Feira, 12 de Agosto de 2019 - Hora:09:43

Ministério do Turismo prepara diagnóstico de mobilidade turística no Brasil

Projeto será trabalhado em conjunto com especialistas e órgãos governamentais para tornar o turismo mais acessível ao cidadão

Representantes do MTur, SAC, Anac e especialistas em uma das rodadas de reuniões para traçar plano de mobilidade turística no Brasil. Crédito: Cecília Melo/MTur 

 

O Ministério do Turismo iniciou nesta semana uma série de debates e estudos para preparar um diagnóstico completo sobre a mobilidade no Brasil. A intenção é saber quais os gargalos e as necessidades de cada modal de transporte, seja ele fluvial, aéreo, ferroviário ou rodoviário, para traçar um planejamento de ações e desenvolver políticas públicas mais eficientes ao cidadão.

 

Com isso, o governo federal pretende melhorar a infraestrutura em transporte, qualificar o serviço oferecido e aumentar o fluxo turístico, contribuindo para fomentar a economia, gerar desenvolvimento e empregos.  O grupo será composto por representantes do MTur, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), de universidades federais e especialistas do setor.

 

Para o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, o resultado é focado nos ganhos que a iniciativa trará ao desenvolvimento não só do turismo, mas do país. “O trabalho em conjunto para a troca de dados e informações em prol de uma política pública de mobilidade turística eficaz no Brasil é uma iniciativa inovadora a nível federal. Queremos envolver todos os atores responsáveis no projeto para expandir e qualificar o acesso ao turismo em todas as regiões do país. Dar ao cidadão um transporte digno e que realmente funcione”, destaca.

 

Santos ainda complementa que o diagnóstico servirá para melhorar o mercado de transporte no Brasil. “Precisamos da concorrência para sermos eficientes”, complementa o secretário. À frente do projeto, a coordenadora de Políticas e Ações Integradas do Ministério do Turismo, Thais Moura, afirma que há um gargalo enorme no mapeamento da mobilidade turística brasileira.

 

“Os destinos, as conexões, as linhas interestaduais e os nichos de mercado são um campo ainda inócuo e não conhecido pelos agentes públicos. Saber usar este segmento trará ganhos sociais e econômicos extremamente positivos para a sociedade. O Ministério do Turismo precisa saber a realidade. Precisamos mapear para propor planos de desenvolvimento que realmente melhorem o acesso dos turistas, passageiros e cidadãos a qualquer tipo de transporte. É uma pauta de inclusão social”, conclui a coordenadora.

 

Especialista na área de transporte, engenharia e mobilidade há mais de 25 anos, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) Respício do Espírito Santo esteve em Brasília e participou das rodadas de debates e reuniões com todas as instâncias federais envolvidas no projeto, do qual ele também fará parte. Para o professor, a convergência de conhecimentos e experiências trazem uma visão mais estratégica que culmina na construção de cenários, perspectivas, mapeamentos de soluções e desenvolvimento de novos modelos benefícos para a implementação das políticas públcias de transporte no Brasil.

 

“O turismo é um multiplicador cultural, econômico e social que impacta diretamente e indiretamente no desenvolvimento do país. O trabalho em conjunto vai permitir um diagnóstico amplo de como o brasileiro se desloca para se chegar a uma forma mais segura, de menor custo e mais eficiente tanto para o empresário e, principalmente, para a sociedade. As políticas devem beneficiar a sociedade por intermédio da gestão realizada pelas várias esferas do poder público”, pontuou o especialista.

 

Por Cecília Melo e Rafael Castro 

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web