Balsas, clique para mais informações:
Terça-Feira, 02 de Julho de 2019 - Hora:19:00

Mundo viveu em 2019 o junho mais quente dos tempos modernos

Onda forte de calor na Europa superou diversos recordes de temperatura e foi um dos motivos para a média mensal ter sido tão quente.

 

Junho de 2019 foi o mês de junho mais quente já registrado no mundo. Um dos principais motivos foi uma onda de calor excepcional que atingiu a Europa, e que deve voltar a acontecer com o aquecimento do planeta.

 

Segundo dados do serviço europeu Copernicus sobre mudança climática, o termômetro subiu em junho 0,1°C na comparação com o recorde anterior para o mesmo mês, registrado em 2016. Foi sobretudo na Europa onde fez mais calor, com uma temperatura cerca de 2ºC acima do habitual.

 

Na semana passada, várias recordes foram batidos em diferentes países europeus que sofrem esta onda de calor com ar quente procedente do Saara. As temperaturas ultrapassaram as habituais para esta época do ano em 10ºC na Alemanha, no norte da Espanha e da Itália, e na França, que registrou um recorde absoluto de 45,9°C na sexta-feira (28).

 

Combinando dados de satélite e registros históricos, o Copernicus estimou que a temperatura do mês de junho na Europa foi 3ºC superior à média entre 1850 e 1900.

 

"Nossos dados mostram que as temperaturas no sudoeste da Europa na semana passada foram anormalmente elevadas", comentou o chefe do serviço, Jean-Noël Thépaut.

 

"Embora seja excepcional, é provável que experimentemos no futuro este tipo de acontecimentos devido à mudança climática", acrescentou.

 

A equipe do Copernicus ressaltou que é difícil atribuir este recorde diretamente à mudança climática. Mas uma equipe de cientistas que estudou o calor recente na França concluiu nesta terça (2) que o aumento recente da temperatura "é ao menos cinco vezes mais provável" devido à mudança climática causada pela humanidade.

 

Esta equipe da rede World Weather Attribution tomou como referência os três dias consecutivos mais quentes em junho na França, os dias 26, 27 e 28 de junho, com uma média de 27,5°C (média das temperaturas durante o dia e a noite em todo o território continental francês), e os comparou com os outros períodos consecutivos de três dias de calor intenso em junho desde 1901.

 

Os quatro últimos anos foram os mais quentes registrados no mundo, o que mostra o aquecimento causado pelas concentrações recorde de gases de efeito estufa. O planeta já subiu 1°C desde a era pré-industrial, levando à multiplicação de acontecimentos meteorológicos extremos, ondar de calor e precipitações intensas ou tempestades.

 

 

Calor mais intenso

 

O calor atual na Europa "é ao menos cinco vezes mais provável devido à mudança climática causada pelas atividades humanas e ao menos dez vezes mais provável de modo geral, quando se acrescentam outros fatores", como o papel dos solos ou das ilhotas urbanas de calor, detalhou Friederike Otto, do Environmental Change Institute de Oxford.

 

Ao notar a dificuldade dos modelos climáticos para levar em conta o conjunto desses fatores, os investigadores adotaram uma conclusão prudente para a parte atribuível à mudança climática. Assim, "em junho, parece que os calores intensos aumentaram em 4°C graus em relação a 60 ou 100 anos atrás", indicou Geert Jan van Oldenborgh, do Royal Netherlands Meteorological Institute, mostrando-se surpreso com esses resultados.

 

De modo geral, os cientistas se mostram reticentes a atribuir apenas à mudança climática a ocorrência de um acontecimento meteorológico extremo, seja qual for.

 

No entanto, cada vez mais pesquisas são realizadas para determinar a posteriori se um acontecimento poderia não ter acontecido sem a mudança climática causada pelas atividades humanas.

 

Os pesquisadores do World Weather Attribution decidiram ir mais rápido e não esperar o fim de alguns acontecimentos para lançar seus cálculos.

 

Logo depois do forte calor que afetou a Europa em meados de 2018, consideraram que a probabilidade destas ondas de calor, ou inclusive mais quentes, era duas vezes mais alta do que se a humanidade não tivesse alterado o clima.

 

Em 2015, os signatários do acordo de Paris se comprometeram a limitar o aquecimento a um máximo de +2°C, mas suas promessas de redução de gases de efeito estufa colocam o planeta em uma trajetória para +3°C.

 

  

   Por France Presse

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web