Balsas, clique para mais informações:
Pariquera - Açu - Quinta-Feira, 06 de Junho de 2019 - Hora:10:57

Igreja de São Paulo Apóstolo

Localizada no alto da principal praça da cidade de Pariquera-Açu

 

Um dos pontos mais fotografados em Pariquera-Açu, a a Igreja de São Paulo Apóstolo foi construída no início do século XX e possui um grande valor histórico para o município.

 

Localizada no alto da principal praça da cidade, a igreja atrai os olhares dos turistas que passam pela avenida que corta o município, pela arquitetura diferenciada e bela paisagem, tornando-a um dos nossos cartões postais.

 

Sua visitação não é monitorada e pode ser visitada de segunda a sexta das 8 da manhã até as 6 da tarde, sábado das 8 ao meio dia e domingo, nos horários de missa.

 

 

 

 

Relato Histórico:


Bem antes de ser criada a Paróquia São Paulo Apóstolo, de Pariquera Açu, existia a comunidade católica. O primeiro batizado que se tem registrado no primeiro Livro de Registro de Batismos, aconteceu no dia 16 de novembro de 1.869.



No dia 26 de maio de 1.903, foi o lançamento da Pedra Fundamental da Capela São Paulo Apóstolo. O padre Vitório Rossi e o Tesoureiro Ten. João Euzébio Rodrigues deram encaminhamento à construção.



Com o tempo, a pequena capela já não era suficiente para atender a população. Precisava se de um espaço maior. No dia 02 de outubro de 1.936, com o padre Primo Vieira, aconteceu a primeira reunião com a comissão de construção de uma nova Igreja e no dia 06 de maio de 1.937, com o padre Victoriano Badia, deu se início à construção de uma nova Igreja, que mais tarde, seria a Igreja matriz da nova Paróquia da Diocese. No dia 25 de dezembro de 1.938, foi inaugurada essa Igreja com a Missa do Galo.



CRIAÇÃO DA PARÓQUIA



No dia 19 de abril de 1.958, foi criada a Paróquia de São Paulo Apóstolo, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jacupiranga. Neste tempo, Dom Edílio José Soares era Bispo da Diocese de Santos e nomeou padre Victoriano Badia, primeiro pároco da Paróquia.



PADRES QUE ATUARAM NA PARÓQUIA DESDE SUA CRIAÇÃO


Padre Victoriano Badia até 1960


De 1.960 a 1.964, vários padres se revesaram no atendimento da Paróquia.


Padre Joaquim Ximenes Coutinho de 1964 até 1967.


Padre Geraldo Solano Lopes 1967.


Padre Francisco Schutter de 1969 a 1978.


De 1.979 a 1.982, vários padres se revesaram no atendimento da paróquia.


Padre Pedro dos Prazeres Leite de 1983 a 1984.


Padre Brasílio Alves de Assis de 1985 a 2000.


Padre Fernando Redondo Pavón de 2000 a 2003.


Padre Jorge Corsini 2003 a 2006.



Obs: no período de 1967 a 1969, Irmã Ângela, do colégio São José de Registro, prestava serviço de atendimento religioso na paróquia.




FESTAS PAROQUIAIS:



São Paulo Apóstolo: padroeiro da Paróquia, festejado no segundo final de semana do mês de julho.



Santa Luzia: festejada no segundo final de semana do mês de dezembro. A tradição da festa de Santa Luzia é porque no início da década de 1.940, devido a uma epidemia que afetou os olhos da população, se fez promessa de festejar a Santa protetora dos olhos se alcançassem à graça da cura. Conforme se conta, a graça foi alcançada e desde então, todos os anos se festejam santa Luzia.



CAMINHADA ATUAL DA PARÓQUIA



A Paróquia São Paulo Apóstolo, além do município de Pariquera Açu, atende duas comunidades dentro do município de Iguape, somando um total de 14 comunidades. Para melhorar cumprir sua missão de Evangelizar, organizou se as seguintes pastorais:


CATEQUESE LITUGIA DÍZIMO BATISMO FAMÍLIA JUVENTUDE CRIANÇA SAÚDE CARCERÁRIA COMUNICAÇÃO CÁRITAS.



Dentro da caminhada paroquial, se dá bastante destaque a formação de lideranças e às pastorais sociais.
Recopilaçao Livros Paroquiais.Raúl Herrera

 

Visite o site oficial: CLIQUE AQUI

 


 

 

Localização:

Centro, R. João A Rangel, 82, Pariquera-Açu - SP, 11930-000

 

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web