Balsas, clique para mais informações:
Cananéia - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2019 - Hora:14:47

“Um dia no Parque” no Parque Estadual da Ilha do Cardoso

As atividades foram realizadas com o apoio dos monitores da AMOAMCA – Associação dos Monitores Ambientais de turismo Municipal de Cananéia.

 

No dia 21 de julho, a Fundação Florestal aderiu à Rede Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, que promoveu a Campanha #UmDiaNoParque. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso também participou da campanha, que tem por objetivo fortalecer as Unidades de Conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas do Brasil e que envolve Unidades de conservação Federais, Estaduais e Municipais.

 

No Parque Estadual Ilha do Cardoso o público foi diverso e participou das atividades propostas pela UC, que incluíram diversos níveis de dificuldades em dois dos maiores Núcleos de Visitação: O Núcleo Perequê e o Núcleo Marujá.

 

No Núcleo Perequê, seis visitantes fizeram a Trilha do Poço das Antas, passeio realizado com acompanhamento de monitor ambiental, com nível médio de dificuldade – um percurso de oito quilômetros e com duração de 4 horas. Outros 44 turistas visitaram, também com o acompanhamento dos monitores ambientais, o complexo do Núcleo Perequê e o Museu Natural.

 

O Núcleo Marujá recebeu adultos e crianças da comunidade do Marujá. Os 16 participantes assistiram  uma sessão de cinema com discussão e reflexão de temas ambientais (consumo consciente, conservação da natureza e importância das abelhas) e fizeram uma trilha interativa em vegetação de restinga, com observação da natureza (sons, espécies de plantas e animais e tipos de vegetação) e reflexão sobre a destinação de resíduos sólidos na ilha.

 

Os passeios e atividades programados foram realizados pelos monitores contratados da UC, com o apoio dos monitores da AMOAMCA – Associação dos Monitores Ambientais de turismo Municipal de Cananéia.

 

 

Parque Estadual da Ilha do Cardoso

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso está localizado no extremo sul do litoral de São Paulo no Município de Cananeia, e foi criado pelo Decreto nº 40.319 de 03 de julho de 1962. O Parque possui mais de 13.500 hectares de área de preservação, conta com sete comunidades tradicionais e detém uma das áreas mais preservadas do Bioma da Mata Atlântica.

 

No PE Ilha do Cardoso e entorno existem atrativos para diversas modalidades de visitação pública, como trilhas para acessar cachoeiras, observação de aves, observação de golfinhos, vivência com a cultura caiçara, entre outros.

 

O Núcleo Perequê e o Núcleo Marujá são as áreas de maior visitação do Parque, possuem estruturas de apoio a pesquisa (públicas ou particulares), eventos, cursos, atividades de educação ambiental e turismo. Em 2018, a Ilha do Cardoso recebeu, aproximadamente, 48 mil visitantes entre Grupos de estudantes, Pesquisadores e Turistas.

 

 

Parque Estadual Ilha do Cardoso
Rua Prof. Wladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananeia-SP
Fones: (13) 3851-1163 ou 3851-1108.
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h

 

Fonte: Fundação Florestal

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web