Balsas, clique para mais informações:
Ilha Comprida - Quinta-Feira, 30 de Maio de 2019 - Hora:09:28

Cicloturismo: Circuito Lagamar

Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo revela praias, cachoeiras e parques ambientais

 

Inspirado em circuitos europeus com entrega de kits com guias e passaportes, o município de Ilha Comprida lançou, em novembro de 2015, o Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo. Destinado a iniciantes, mas atrativo também para cicloturistas experientes, o Circuito tem percurso aproximado de 180 km entre as cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia, no litoral sul paulista.

 

O trajeto principal é dividido em cinco trechos entre os municípios paulistas de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-açu, Jacupiranga e Cananéia. Quando estiver pedalando, o turista conta ainda com o auxílio de Placas Diretório, uma em cada cidade, instaladas em pontos estratégicos e que reúnem as principais informações do roteiro. São placas ecológicas, com maior resistência e durabilidade. Elas foram feitas com material reciclado. Cada placa retirou 52,5 Kg de lixo da natureza.

 

O percurso pode ser feito no período de três a cinco dias, dependendo do perfil do ciclista. No guia elaborado para os cicloturistas há informações sobre altimetria, mapa com as principais rodovias, rios e as cidades que integram cada trecho. Também estão listados os serviços, telefones e sites dos órgãos de saúde, segurança e turismo, os meios de hospedagem e o calendário de eventos municipais. Ao final do trajeto, o turista recebe um certificado comprovando que completou o circuito.

 

 

ROTAS ALTERNATIVAS

Outra opção para os turistas são os roteiros complementares ao principal, com rotas que levam a ilhas do litoral paulista e paranaense. São quatro trechos: Entre Ilhas; Costão Rochoso da Juréia; Parque Estadual Campina do Encantado e; Comunidade do Ariri. De acordo com William Mendes, os circuitos anexos foram desenhados para divulgar a região por completo.

 

No circuito “Entre Ilhas”, os turistas podem percorrer as praias da Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Ilha do Superagui, esta última no Paraná. São 270 quilômetros de extensão e vários trechos feitos em barcos.

 

Para chegar ao Costão do Rochoso da Juréia, o ciclista tem um trajeto de 74 quilômetros saindo de Iguape. O circuito inclui estradas de asfalto, trechos de areia e subidas acentuadas. O atrativo principal é a vista do Mirante do Cristo, de onde se contempla o mar pequeno.

 

O Parque Estadual Campina do Encantado é uma Unidade de Conservação com 3,2 mil hectares, com grande diversidade de fauna e paisagem composta por restingas em um percurso de 38 quilômetros.

 

Já a rota Comunidade do Ariri é o trecho com mais subidas acumuladas, começando no município de Itapitangui e com 116 quilômetros de extensão. O percurso passa pela Comunidade Quilombola do Mandira, que tem atrativos como a Cachoeira do Mandira, viveiro de ostras e Casa de Pedra. Ainda no caminho, o ciclista poderá conhecer o Sítio Duas Quedas, com passeio guiado até a Cachoeira Rio das Minas. Por fim, na Comunidade do Ariri, o visitante conhece as riquezas culturais caiçara, incluindo a gastronomia e histórias contadas pelos antigos moradores.

 

 

 

 

Mapa do Circuito:

 

 

Para fazer o Circuito

 

É necessário acessar o guia do Circuito.

Clique aqui

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Turismo da Ilha

(13) 3842 7029 , (13) 3842 2186

ou pelos e-mails:

turismo@ilhacomprida.sp.gov.br

wmmultiambiental@gmail.com

 

 

Fonte: visiteilhacomprida.com.br

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web