Balsas, clique para mais informações:
Cananéia - Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2019 - Hora:09:35

Fundação Florestal faz parceria com associação para monitoria ambiental em Cananéia

Iniciativa, que faz parte de ações do Governo voltadas ao Vale do Ribeira, envolve grupo para atuar no Parque Estadual Ilha do Cardoso

 

A Fundação Florestal, responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Estado, deu o passo inicial ao assinar o Termo de Autorização de Uso com a Associação dos Monitores Ambientais de Turismo Municipal de Cananéia (Amoamca), para a prestação dos serviços de monitoria ambiental em atrativos turísticos do Parque Estadual Ilha do Cardoso – Núcleo Perequê e em seu entorno, em Cananéia.

 

A assinatura ocorreu em 18 de outubro, na sequência do anúncio do Programa Vale do Futuro, anunciado pelo Governo do Estado, que prevê uma série de ações de desenvolvimento econômico e social na região do Vale do Ribeira. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de oferecer 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022.

 

As ações também incluem iniciativas de incentivo ao turismo e prevenção ambiental, já que a região tem 100 km de litoral e 21% de toda a Mata Atlântica remanescente do país, além de abrigar 30 comunidades quilombolas e 10 aldeias indígenas.

 

A Amoamca foi a entidade contemplada no Chamamento Público NNP 001/2019, publicado pela Fundação Florestal no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 27 de agosto. A monitoria ambiental inclui trilhas, visita ao mirante e Centro de Visitantes e passeios náuticos de caiaque e stand up paddle.

 

A Associação, que conta com 20 monitores, terá que cumprir diversas contrapartidas como controlar o acesso aos atrativos turísticos do Parque Estadual Ilha do Cardoso; fazer a manutenção e limpeza periódica das trilhas e manutenção preventiva das estruturas existentes nas trilhas e atrativos; efetuar a limpeza da tenda de recepção e das trilhas de acesso à Praia do Itacuruçá e a retirada e destinação correta dos resíduos deixados pelos visitantes, entre outras.

 

 

Vale ressaltar que o cumprimento dessas contrapartidas por uma associação local de monitoria ambiental traz benefícios a todos, pois desonera os cofres públicos, fomenta o empreendedorismo da região e garante renda à comunidade local através do turismo.

 

A presidente da entidade Noeli Mara Neves Pereira e seus associados comemoraram a assinatura do documento. “Todos nós estamos muito felizes, pois teremos mais segurança para o trabalho que exercemos há 20 anos na região. Nós já tínhamos a responsabilidade de receber o visitante e cuidar do meio ambiente. Com a assinatura do Termo, ela aumentou. Agora, é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais, pois ideias não faltam”.

 

O gerente do Vale do Ribeira e Litoral Sul, Edson Montilha de Oliveira, comemora a assinatura com a Amoamca. “Trata-se da formalização e do aprimoramento de uma parceria antiga que já temos com os monitores. Isso trará mais tranquilidade para a execução dos trabalhos que já são desenvolvidos e, com certeza, serão aprimorados a partir de agora”.

 

Parque Estadual da Ilha do Cardoso

 

 

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso está localizado no extremo sul do litoral de São Paulo, no Município de Cananéia, e foi criado pelo Decreto nº 40.319, de 3 de julho de 1962. O Parque possui mais de 13.500 hectares de área de preservação, conta com sete comunidades tradicionais e detém uma das áreas mais preservadas do bioma da Mata Atlântica.

 

No PE Ilha do Cardoso e entorno existem atrativos para diversas modalidades de visitação pública, como trilhas para acessar cachoeiras, pontos de observação de aves e de golfinhos, vivência com a cultura caiçara, entre outros.

 

O Núcleo Perequê e o Núcleo Marujá são as áreas de maior visitação do Parque, possuem estruturas de apoio à pesquisa (públicas ou particulares), eventos, cursos, atividades de educação ambiental e turismo. Em 2018, a Ilha do Cardoso recebeu, aproximadamente, 48 mil visitantes entre grupos de estudantes, pesquisadores e turistas.

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web