Balsas, clique para mais informações:
Terça-Feira, 20 de Junho de 2023 - Hora:14:40

11ª edição do FLI - Festival Literário do Vale do Ribeira reúne atrações como Chico César, Ryane Leão, Kiusam de Oliveira, Oz Guarani e muito mais

Festival dedicado à produção literária, às tradições culturais e às artes praticadas no Vale do Ribeira possibilita interseções com escritores e demais artistas de outras partes do Brasil

 

Com uma programação pautada por vozes, corpos, diversidade e criando conexões artísticas, a 11ª edição do FLI - Festival Literário do Vale do Ribeira chega entre os dias 20 e 23 de junho em Iguape, e 24/06 em Registro. O público encontrará programações gratuitas com o objetivo de promover reflexões, debates e diálogos sobre a cultura e a literatura do agora.

 

Tendo como subtexto as noções de território e identidade, o Festival terá rodas de conversa, apresentações artísticas, manifestações tradicionais, lançamento de livros, atividades de formação para mais de 4 mil crianças e 300 professores de escolas públicas da região, troca de livros, conversas com escritores e escritoras, sessões de autógrafos e muito mais. As atividades são gratuitas e acontecem na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, que será palco da abertura do evento, e na Praça Beira Rio na cidade de Registro.

 

Entre os destaques da programação do FLI estão:

 

Música

 

Diferentes estilos serão apresentados em shows como a Orquestra Rabecônica do Brasil convidando o Grupo Fandango do Prelado no dia 23 de junho, às 21h, na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape; Maracatu Mar de Kaiala, de Cananéia, convida o Mestre Chacon, da Nação do Maracatu Porto Rico (PE), para um cortejo em 24/06, às 10h, na Praça Beira Rio (Registro); Encontro inédito entre o coral Pindo Mirim (Pariquera-Açu-SP), o rap de Nhandereko Guarani, da Tekoa Itapuã (Iguape), e as rimas e poesia do grupo Oz Guarani (Terra Indígena Jaraguá) no dia 24/06, às 15h20, na Praça Beira Rio (Registro);

E para finalizar o festival, o compositor e cantor Chico César, acompanhado por sua banda, apresenta o show “Vestido de amor”  no dia 24, às 23h, na Praça Beira Rio (Registro)

 

Dança e Teatro

 

A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape tem como parte da agenda algumas atividades correalizadas com o FLI de Oficinas Culturais. No dia da abertura, 20/06, uma das atrações será a apresentação adaptada do “Núcleo Luz Fragmentos” que reúne cenas de diferentes espetáculos que integram o repertório de 15 anos do Núcleo Luz, projeto de aprofundamento e formação na linguagem da dança do Programa Fábricas de Cultura. A adaptação iniciará às 21h na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape.

 

Além disso, atores do Vale do Ribeira, por meio de intervenções artísticas, vão interpretar trechos do livro “Futuro e Memória: Escrevivências do Vale do Ribeira (Vol. 2)”, com poemas e prosas que narram histórias, memórias e sonhos do povo dessa terra com muitas águas, feito de forma coletiva, por 46 escritores da região. Nos textos são encontrados testemunhos, encontros e a coexistência entre pessoas vivas, mortas e a natureza. As intervenções serão nos dias 20, 21 , 23 na Fábrica de Cultura 4.0 e 24 na Praça Beira Rio.

 

Já a seção FLI entrevista convida duas alunas de escolas estaduais da cidade para o papel de entrevistadoras que, junto a Cidinha da Silva, entrevistam Leonila Pontes, escritora do Quilombo Abobral Margem Esquerda. O bate-papo está agendado para 20/06, às 19h40, na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape (Iguape).

 

Saraus e sessões de autógrafos

 

Sarau Literacura convida o Sarau do Binho, atuante nas periferias de São Paulo, para a atividade Pseudocaule que homenageará Guilherme Souza (1994-2019), fundador do Literacura, no dia 24 de junho, às 14h, na Praça Beira Rio (Registro);

 

Distribuídos pelas Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape e Praça Beira Rio (Registro),  uma sessão de autógrafos com autores do Vale do Ribeira, como Cleiton Motta, Selmo Mimo e Yago Tadeu Scorsetti; sessão de autógrafos com autores do livro “Futuro e Memória: Escrevivências do Vale do Ribeira (Vol. 2)”, organizado por Eda Nagayama, Helena Silvestre e Isabel Lagedo; o Ponto do Livro com atividades para crianças e adultos, entre elas, oficina de fanzine e mediação de leitura; troca gratuita de livros, rodas de conversa e o FLISARAU.

 

À esquerda: Chico César, cantor e compositor (Foto:Ana Lefaux);  À direita acima: Ryane Leão, poeta e educadora (Foto: divulgação), À direita abaixo: Kiusam de Oliveira, artista multimídia, contadora de histórias e educadora (Foto: divulgação)

 

O FLI é uma realização das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Em 2023 o Festival conta com a correalização do programa Fábricas de Cultura e Prefeitura Municipal de Registro, a  parceira do museu Casa das Rosas, SP Leituras, BibliON, SisEB, Núcleo Luz e Senac Registro, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Iguape. Como parceiro para a mesa de troca de livros terá a atuação de profissionais da biblioteca do Senac Registro, tanto em Iguape, no dia 23 de junho, quanto em Registro, no dia 24 de junho.

 

A programação completa da 11ª edição do FLI está no site de Oficinas Culturais, com detalhes dos (as) convidados (as), informações sobre a retirada de ingressos e links para as inscrições– clique aqui.

 

Alternativas para a participação das pessoas com mobilidade reduzida: a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape oferece rampa de acesso, elevadores e banheiros adaptados para pessoas com deficiências. Na cidade de Registro, na Praça Beira Rio, o evento contará com espaços para cadeirantes e banheiros químicos para PcDs.

 

SERVIÇO:

 

IGUAPE

 

20 a 23 de junho: terça, quarta e sexta-feira, das 9h às 22h; quinta-feira, das 9h às 23h

 

Local:
Fábrica de Cultura 4.0 Iguape (Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico)

 

20/06 – agenda neste link

21/06 – agenda neste link

22/06 – agenda neste link

23/06 – agenda neste link

 

Agenda completa (clique aqui).

 

REGISTRO

 

24 de junho: sábado, das 10h à 00h - agenda neste link

 

Local:
Praça Beira Rio, s/n

 

Agenda completa (clique aqui).

 

Para mais informações sobre a 11ª edição do FLI, acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

 

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA - Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclo de  Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

 

Assessoria de Imprensa

Camila Barbosa | (11) 4096-9864

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

 

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo 

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 

(11) 98849-5303 (plantão)

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web