Balsas, clique para mais informações:
Terça-Feira, 20 de Setembro de 2022 - Hora:10:01

Baleia-Jubarte morta encalha na Praia do Félix em Ubatuba

No último sábado, 17, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a equipe do Argonauta encontrou uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), encalhada e morta na praia do Félix, em Ubatuba. Trata-se de um macho com cerca de 13 metros de comprimento.

 

 

 

Os médicos veterinários coletaram materiais como pele, gordura e músculo para pesquisa.

 

Com o apoio da prefeitura de Ubatuba, equipes do Argonauta finalizaram o processo de enterro da baleia-jubarte, foram necessários três dias de trabalho desde a realização da necropsia. A equipe aguardou condições propícias da maré e a chegada do maquinário, retroescavadeiras e tratores.

 

 

 

O Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba possuem experiência nesse tipo de ocorrência, tendo as duas instituições, em 27 de julho de 2000, realizado esse processo no mesmo local com uma baleia-de-bryde. A equipe vai realizar todos os procedimentos para que a carcaça não cause transtornos e nem ofereça riscos à população local e a frequentadores da praia.

 

A baleia encalhou em uma zona entremarés, o que dificultou trabalho das equipes. Devido ao tamanho do animal, cerca de 13 metros de comprimento, foram necessários três tratores para removê-la e enterrá-la. Com o maquinário adequado, foi possível transportar a carcaça até a parte seca e cavar o buraco no limite da vegetação da praia para que ela fosse enterrada

 

 

 

 

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

OFERECIMENTO:
Enquetes
Fale conosco
Cananéia - SP - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857
Email: contato@gazetadovale.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta do Vale.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web